Pergunta: "Eu fui ferido pela igreja no passado Como posso superar isso e renovar a paixão pela igreja e sentir desejo de ir à igreja?"

Resposta: A dor causada por uma igreja é um "assassino silencioso". Isso não quer dizer que as palavras e os eventos que feriram e prejudicaram o seu coração não são horríveis e público. É um "assassino silencioso" por causa do que ele faz no profundo da mente, do coração e da alma do ferido. Se não for tratada, ela vai destruir a felicidade futura, alegria e bem-estar. Os danos colaterais afetam negativamente o ministério e evangelismo da igreja, também, e algumas igrejas nunca se recuperaram.

Reconheça que o comportamento que trouxe tal devastação no seu coração não é muito diferente da dor que qualquer um de nós pode encontrar no local de trabalho, estudos ou em casa. A diferença é que não esperamos que o povo de Deus se comporte como aqueles sem Cristo em suas vidas. A igreja é o único lugar, e quase todos concordam, que deve ser seguro, deve aceitar, perdoar e ser  livre de conflito e dor. No entanto, na maioria das igrejas, pelo menos, alguns elementos de contenda, conflito e ódio mancham esse ideal.

Isso acontece mais em algumas igrejas do que em outras. A saúde espiritual das pessoas em uma igreja e a força de liderança determinam quão predominante e em que medida o comportamento de divisão pode ganhar o controle. Fora de controle, tem o efeito de uma infiltração de cupins que lentamente deteriora a base da vida espiritual de uma congregação.

É importante tirar o seu foco das pessoas envolvidas e da própria igreja e identificar a causa, a raiz de sua dor e desilusão. Honestamente identificar o que você está sentindo. Se você é como a maioria das pessoas, aqui estão algumas possibilidades: raiva, tristeza, decepção, rejeição, mágoa, ciúme, vulnerabilidade, medo, revolta, orgulho, vergonha ou perda. Descubra o que está no cerne do seu mal - o que alguém disse ou fez para você, mas o que realmente está causando sua dor? Em seguida, procure as Escrituras para descobrir o que Deus diz sobre isso. Consiga uma Concordância Bíblica e veja cada palavra, leia, pense, ore e aplique o versículo. Por exemplo, você pode pensar que você está com raiva quando na realidade você se sentiu rejeitado. O que Deus diz sobre a rejeição? Ele diz: "Nunca vou deixá-lo; Nunca te desampararei" (Hebreus 13: 5); "Eu te amei com um amor eterno"(Jeremias 31: 3); e, "Certamente eu estarei sempre com vocês" (Mateus 28:20).

Quando você realmente identificar a raiz de sua dor, Deus tem um bálsamo de sabedoria, compaixão e amor para curar suas feridas. Se você chamá-lo para lhe ajudar, o foco muda para Ele e sai de outras pessoas e das ações que elas fizeram. Você vai parar de ficar lembrando (“remoendo”) o evento que lhe causou danos. Você realmente pode ser prejudicado, ferido ou ofendido. Você certamente vai sentir. Esses sentimentos são subprodutos da mais profunda realidade que descarrilou sua paixão por Deus, Sua igreja e Seu propósito para a sua vida. Se deixados sem vigilância, esses sentimentos levarão a uma raiz de amargura que irá afetar negativamente todas as fibras de sua alma e roubar sua vida abundante em Cristo (João 10:10). E você não quer que isso aconteça em sua vida!

Como podemos evitar que as experiências dolorosas destruam nossas almas? O livro da sabedoria da Bíblia diz que devemos "guardar o coração acima de tudo, pois ele determina o curso da sua vida" (Provérbios 4:23, NLT). Nós guardarmos nossos corações escolhendo cuidadosamente nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e ações. Guarde o seu coração ao se recusar se debruçar sobre o que aconteceu, recusando-se a se concentrar nas pessoas que te machucaram e recusando-se a entrar em detalhes sobre os pontos fracos da igreja. Desistir da amargura exige humildade, e "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4: 6; Provérbios 03:34). É preciso atitudes e ações (Mateus 18:22; Marcos 11:27; Efésios 4:32, Colossenses 3:13), perdoar sem nenhum indício de vingança (Romanos 12:19). Principalmente, é preciso do poder do Espírito Santo que trabalha em e através de você (Efésios 3:16).

Não culpe Deus pela forma como Seus filhos se comportam. Não abandone a igreja também. Há muitas outras pessoas mais dedicadas, cheias de graça, amor e perdoadas que não estão na maioria das igrejas. Procure essas pessoas. Passar tempo com elas. Se você não consegue encontrá-las, encontre outra igreja (é raro você não encontrar essas pessoas mesmo no ambiente da igreja mais difícil). A igreja é uma ideia de Deus, e Ele a protege fielmente, mesmo que Ele, por vezes, sofra com o seu comportamento (ver Apocalipse 2-3).

Você pode ter esperança, porque você está procurando a cura do Senhor. Cabe a você agora fazer a coisa certa e mudar o seu foco para a Pessoa que vai realmente transformar a sua vida para além essa dor. Jesus prometeu: "Vinde a mim todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11: 28-30).

--------

Tradução: Equipe Feridos Pela Igreja

Artigo Original: "I have been burned and hurt by the church in the past. How can I overcome this and renew a passion for church and a desire to attend church?"