Qualquer um pode ter uma experiência de igreja ruim. Basta perguntar Colleen e Eric.

Primeiramente, Colleen e Eric se sentiam muito bem na igreja que freqüentavam. Afinal de contas, é onde eles se encontraram, casaram e começaram sua família.

 

Naquele momento de suas vidas, Colleen e Eric não estavam realmente à procura de Deus - apenas a aceitação de um grupo de iguais. Então, quando eles começaram a notar aparentes contradições da liderança da igreja e a se decepcionar, eles ficaram em silêncio. O que eles não sabiam há vários anos: a sua igreja era parte de um desacreditado culto.

Depois de Colleen e Eric deixarem o culto, a dor, a culpa e as dúvidas os atormentavam. A experiência "me levou a questionar a minha própria capacidade de ver a verdade", disse  Colleen. "Eu tive culpa por ver bandeiras vermelhas ao longo do caminho, mas não fazer nada sobre isso. Então você pede perdão a Deus e Ele o dá, mas é difícil de perdoar a si mesmo. Eu me senti enganado, como se eu tivesse perdido todos esses anos."

Dentro de um ano, no entanto, Colleen e Eric se juntaram a igreja Vista Del Sol em El Paso, Texas, e começou a segunda viagem religiosa de suas vidas - desta vez em um ambiente de igreja saudável.

O pedido de Colleen para ser aceita foi recebido - desta vez em um ambiente positivo. "Nós nos sentimos verdadeiramente amado por todos", diz ela. "Walter Muller [o pastor] abraçou-nos e nos amou. Penso que o seu parentesco austríaco o fez ter um coração voltado para as pessoas que eram um pouco diferente".

Apesar da culpa que sentia Colleen de estar em um culto, ela não iria mudar seu passado. Por quê? Deus permitiu que ela compartilhasse sua história com outros e ajudasse pessoas que também tiveram experiências ruins em igrejas.

Isso poderia ter acontecido com você

Você não tem que participar de um culto para ter uma experiência de igreja ruim.

Aproximadamente 22 milhões de americanos dizem que são cristãos e fizeram um compromisso de fé a Jesus Cristo, e dizem que o compromisso ainda é importante para eles, mas eles têm lutado com a fé ou problemas de relacionamento e, portanto, pararam de ir à igreja.

Dezenas de milhares mais irão se juntar a eles essa semana.

Como um porto seguro, as igrejas locais podem ser uma segunda casa para muitas pessoas.

Infelizmente, as igrejas também podem ser o cenário para alguns dos ataques mais severos contra a nossa fé.

Podem surgir problemas quando você e eu somos:

  • Incertos de onde nos encaixamos em uma igreja local.
  • Confusos ou sobrecarregados pelas expectativas da igreja.
  • Rejeitados, humilhados ou feridos por alguém na igreja.

Passos para a recuperação

Se você ainda está lutando com uma experiência de igreja ruim, você não está sozinho. A boa notícia é: como Colleen e Eric, é possível você ter uma recuperação saudável.

Muitas pessoas descobriram que é útil ter um diário para gravar algumas de suas etapas de recuperação. Siga a que melhor se ajustar a você:

  1. Liste as maneiras que você foi ferido por outros. Anote que o magoou e como.
  2. Descreva todas as vezes que você esteve confuso ou sobrecarregado enquanto participava de uma determinada igreja
  3. Descreva todas as vezes que você se perguntou como você se encaixa em uma igreja local.
  4. Estude o que a Bíblia ensina sobre experimentar o perdão de Deus e perdoar os outros. Leia a história de José e seus irmãos em Gênesis 39-45. Se você tiver uma oportunidade, veja os versos sobre "Perdão" (e palavras relacionadas) em uma Concordância Bíblica. Em seu diário, faça uma lista do que você está aprendendo destes versículos.
  5. Ore sobre o que você está aprendendo sobre o perdão. Peça a Deus para fazer com que cada uma dessas verdades seja real em sua própria experiência.
  6. Identifique quem você precisa encontrar para pedir perdão pelos erros que você fez. Ore antes para que eles graciosamente perdoem você. Se uma grande quantidade de tempo já passou, ainda vale a pena orar porque eles esqueceram o que você fez.
  7. Identifique quem o ofendeu. Diga ao Senhor o quanto você foi ferido. Agradeça a Deus por ele entender como você foi ferido. Peça a Ele para lhe dar a capacidade de perdoar cada pessoa em seu coração, não importa o que eles fizeram, mesmo que nunca se desculpem com você. Identifique o(s) indivíduo(s) que você não consegue perdoar. Você precisa se encontrar com essa pessoa e um terceiro para buscar o arrependimento, perdão e reconciliação? Se assim for, quem você poderia pedir para servir como esse terceiro? Um conselheiro cristão? Seu pastor? Outro amigo mais velho?
  8. Inicie o processo de encontrar uma nova igreja, que seja saudável (ver abaixo).

Encontre uma boa Igreja Local

Talvez, como Colleen e Eric, é hora de você começar uma nova jornada espiritual - desta vez em um ambiente de igreja saudável. Pesquisas tem mostrado inúmeros benefícios para casais e famílias.

Veja como encontrar uma boa igreja local que seja legal para você:

  • Tenha uma tempo para decidir o que você está procurando. Escolha o que lhe interessa, em seguida faça uma rápida avaliação de seus anseios espirituais. Você procura recursos para melhorar seu casamento? Bons conselhos espiritual, moral e social para os seus filhos? Que outros benefícios você procura?
  • Tome um minuto para determinar suas preferências religiosas atuais. Descreva o que importa para você, em seguida faça a uma avaliação das suas preferências espirituais. Qual é a sua formação religiosa? Qual é a formação religiosa do seu cônjuge? Que outros fatores espirituais são significativos para a sua família?
  • Em seguida, tenha um tempo para decidir quais das opções seguir. Descubra e comece a explorar suas opções locais. Saiba como obter o máximo proveito da igreja que você decidir participar.

Deriva espiritual

Deixar a igreja em circunstâncias ruins pode levar à tentação de abandonar igreja inteiramente. Aqui está o que alguns cristãos proeminentes têm a dizer sobre a deriva espiritual:

"Em um nível profundo, eu sinto que a igreja contém algo que eu preciso desesperadamente. Sempre que eu abandono a igreja por um tempo, eu acho que eu sou aquele que mais sofre. Minha fé desaparece, e uma dura casca de falta de amor cresce em cima de mim novamente. Eu cresço mais frio que quente. E assim minhas jornadas de distância da igreja sempre circulam de volta para dentro". - Philip Yancey

"A vida está cheia de pessoas que "costumavam acreditar". Mas porque as coisas aconteceram de forma mais escura e difícil do que se supunha, eles decidiram que "não pode haver um Deus que deixe coisas assim acontecerem." Mas 'coisas assim’ sempre aconteceram a todos os tipos de pessoas, até mesmo a Cristo". - J. B. Phillips

"Talvez se você tenha dinheiro, saúde e uma agenda lotada, você não sinta a necessidade de comunhão com outros cristãos. Mas quando as tempestades da vida aparecem - E elas vão aparecer - de repente você não vai encontrar ninguém lá. Se você permanece superficial em sua relação com a sua igreja local, você vai perder o apoio de outros cristãos quando você mais precisar" - Luis Palau

--------

Tradução: Equipe Feridos Pela Igreja

Artigo Original: Overcoming a Bad Church Experience