A partir do momento em que eu passei a fazer parte da liderança na minha igreja, eu tenho notado um padrão com a nossa igreja. Nós nos tornamos uma espécie de triagem para aqueles que foram feridos por alguma igreja. Falando sério, no tempo que eu estive aqui, cerca de sete igrejas fecharam suas portas ou dividiram-se, deixando um rastro de desastre no meio do seu povo. Muitas dessas pessoas têm vindo a encontrar refúgio dentro das nossas quatro paredes. Elas vieram para sentar-se, lutar, chorar e encontrar a cura.

 

Não que nós não tenhamos feito algo que fira você. Não pensamos assim. Nós, somos, afinal, apenas um outro grupo de seres humanos que falham por causa do pecado. Confie em mim, eu estou bem ciente de que alguns já se afastaram de nós feridos e desapontados. E eu lamento e sinto muito por isso. Lamento que nós não fomos capazes de resolver as coisas para que você pudesse, pelo menos, ter saído em paz.

Em todo caso, Deus me deu um coração que sente pesar por você. Eu lhe escutei, li seus blogs, seus tweets e seus livros e eu estou triste, porque este não é o jeito que deveria ser. Fico desanimada quando ouço dizer que você não consegue voltar à igreja. É trágico quando leio que você desistiu e eu quero te pedir para acreditar que há igrejas que são realmente diferentes. Os irmãos dessas igrejas vão recebê-lo e se misturar com você, eles vão viver na tensão de estar em um mundo quebrado e tentarão ser humildes em andar com você através de suas dúvidas e desacordos. Pode ser que eles não consigam fazer isso  perfeitamente, eles podem embaralhar as coisas ainda por um tempo, mas o coração deles quer fazer a coisa certa e fazê-la bem.

 Eu sei que a dor é real, porque eu posso ouví-la em sua voz. Eu vi como isso tem devastado a sua família e lhe dado um medo de estar com as pessoas. Eu vejo como você se tornou relutante em servir ao Deus que ama e a sua descrença crescente levou a solidão. Eu posso sentir que você se encolhe quando ouve certas palavras de líderes e você não consegue deixar de duvidar da integridade da maioria dos líderes da igreja hoje. Alguns de vocês foram roubados por seus pastores, condenados ao ostracismo por membros da igreja, e física, sexual, emocional, mental e/ou espiritualmente abusados pelos líderes das igrejas. Alguns de vocês eram os únicos líderes e pastores de si mesmos. Você deu tudo o que tinha apenas para ser severamente desiludido e traído por aqueles mais próximos à você.

Você teve algumas perguntas e algumas dúvidas e foi punido por pensar de forma diferente. Você queria tentar maneiras novas e criativas de culto para alcançar as pessoas que precisam de Jesus, mas foi calado e criticado. Você diz coisas como: "Eu amo Jesus, mas eu simplesmente não consigo pôr o pé em uma igreja novamente." Você quer mais de Deus, porém menos do Seu povo. Tiraram vantagem em cima de você, você trabalhou muito em nome de "servir" e foi governado duramente e explorado para todos os tipos de coisas impensáveis. Alguns de vocês cresceram na igreja e não sabiam que estavam em um ambiente abusivo e levaram isso para o casamento, até que vocês se deram conta disso na idade adulta. Não permitiram a você ser a pessoa que Deus criou você para ser, porque alguém ao longo do caminho teve suas tradições misturadas com sua teologia e não conseguiu lhe dizer a diferença entre uma e outra.

O seu casamento fracassou. Seus filhos foram difíceis. E ao invés de ser apoiado na época mais dura da sua vida você foi abandonado, porque ninguém queria sujar as mãos com o que estava acontecendo contigo.

 Ao longo do caminho, a mensagem se confundiu e tornou-se difícil para você distinguir entre as vozes das pessoas ao seu redor e a voz do próprio Deus. Se o seu pai terreno abandonou você, as palavras: "Eu nunca vou te deixar nem te desampararei" são difíceis de acreditar. Se você foi educado em um ambiente crítico, você tem dificuldade em acreditar que você é totalmente amado e acolhido do jeito que você é. Se alguém tentou controlá-lo ou colocar um monte de regras desnecessárias sobre você, provavelmente você tem dificuldade em acreditar que Deus só quer enchê-lo com amor e graça.

Alguns de vocês viram seus pais pastorear igrejas só para terem suas famílias separadas. Seus pais não estavam lá com você quando você precisou,  e agora você se compromete a não fazer a mesma coisa com a próxima geração. A igreja pode ter o seu lugar no domingo de manhã, você diz, mas, ao mesmo tempo, recusa a dar para a igreja mais uma hora de sua semana.

No último domingo em nossa igreja, estudamos o Bom Pastor (João 10.10). Aquele que dá a sua vida pelas ovelhas... por escolha. A Pessoa que vai atrás das ovelhas que estão perdidas, sofrendo e feridas. O Pastor que conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem a sua voz.

 Ocorreu-me que (e é a razão pela qual eu me sinto tão triste por vocês meus amigos) a voz do Bom Pastor... foi abafada pelo ruído/barulho ruim que ovelhas e pastores fizeram em sua vida. Ezequiel 34.2-6 diz:

 "Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade. Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens. As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas. Elas foram dispersas por toda a terra, e ninguém se preocupou com elas nem as procurou”.

Meus amigos, muitos de vocês que estão enojados com a igreja, foram feridos pelo seu povo... vocês que têm sido intimidados, atormentados e abusados estão agora dispersos. Vocês não querem voltar e se vocês tiverem que, vocês acordam com um nó no estômago.

Eu quero que vocês saibam: nem toda igreja é assim.

Há pessoas que querem desesperadamente andar com você em sua cura e segurar sua mão enquanto você chora.

Há igrejas que sabem e acreditam que o que aconteceu com você é errado. Na verdade, é tão errado que Deus promete que Ele virá e cuidará Ele mesmo de você. Ele vai curar seu coração ferido, e Ele vai fazê-lo inteiro e vos fará lembrar com o que a Sua voz realmente parece. Ele será o bálsamo para a sua dor.

E os gordos pastores que feriram suas ovelhas? Aquelas ovelhas gordas que mordem outras ovelhas? Está escrito: o julgamento virá sobre eles e não vai ser nada bom.

Hoje, eu estou pedindo que você considere como Deus nos enviou Jesus para restaurar o que foi quebrado. Ele sabe que nós temos uma tendência a estragar as coisas e precisamos do Seu derramar interminável de graça e misericórdia. E porque isso ainda é verdade, eu quero que você saiba que a Igreja precisa de você. Ela precisa de seu coração voltado pra Jesus. Ela precisa de sua autenticidade, sua fé sincera e seu coração que clama por justiça. Ela precisa de sua empatia, porque há muitos como você, mas ela também precisa do seu perdão. Porque ovelhas são estúpidas e cada pastor é uma ovelha também.

Há um lugar para você e uma igreja que quer fortalecê-lo e ajudá-lo a ver Deus restaurar o que foi quebrado em você. Há uma Igreja que pode ser um lugar de cura e de segurança entre os seus muros e há pastores que vivem para vê-lo livre na verdade.

Por favor, não desista. Fazer uma pausa é bom, e desintoxicar é algo necessário... mas não confunda a voz de João 10:10 com as vozes de Ezequiel 34.

Há Um Pastor e Ele é bom. Ele é o amado e restaurador de sua alma e Ele colocou mais algumas pessoas imperfeitas na Terra, que ainda acreditam que há esperança a ser encontrada no Corpo de Cristo e que você é uma parte muito necessária e vital.

Eu entendo você. Eu entendo a sua dor. Eu entendo a sua raiva.

Mas, por favor... não deixe que o pecado deles se torne o seu pecado, e por favor... não desista.

Com amor imperfeito e esperança na graça,

Suzie 

--------
 
Tradução: Equipe Feridos Pela Igreja

Artigo Original: An Open Letter to Those Who Have Been Hurt by Church