Pergunta: "Eu fui ferido pela igreja no passado Como posso superar isso e renovar a paixão pela igreja e sentir desejo de ir à igreja?"

Resposta: A dor causada por uma igreja é um "assassino silencioso". Isso não quer dizer que as palavras e os eventos que feriram e prejudicaram o seu coração não são horríveis e público. É um "assassino silencioso" por causa do que ele faz no profundo da mente, do coração e da alma do ferido. Se não for tratada, ela vai destruir a felicidade futura, alegria e bem-estar. Os danos colaterais afetam negativamente o ministério e evangelismo da igreja, também, e algumas igrejas nunca se recuperaram.

Alguns anos atrás, eu tive minha primeira experiência com o abuso espiritual.

Compelido a servir a Deus de uma maneira radical, eu saí da faculdade, desfiz das minhas posses e me mudei para a África, apenas para ser manipulado, controlado e enganado pelos líderes da organização missionária.

Quando cheguei em casa, meu pastor me deu duas opções: Eu poderia mentir e inventar uma história mais agradável de se ouvir, ou eu poderia simplesmente manter a boca fechada. De qualquer maneira, eu estava proibido de contar a história real, dentro ou fora da igreja.

A consequência mais devastadora de abuso espiritual é uma imagem desfigurada de Deus.

Se a sua igreja ou pastor pratica de abuso espiritual, as chances são de que a sua visão de Deus é filtrada através de uma visão distorcida das Escrituras e uma caracterização falsa de como é Deus. Nestas situações, a sua visão de Deus provavelmente se parece muito com o que o seu pastor diz a você.

Eu costumava ser envolvido em uma comunidade cristã quando eu estava na faculdade. Nem preciso dizer que eu me formei e segui em frente. Agora que estou no mercado de trabalho e eu entendo que eu deveria envolver-me em uma igreja local. No entanto, algo está me segurando.